Sangue nas Fezes do Bebê: O que você precisa saber

É possível entender muito sobre a saúde do seu bebê olhando a cor e a forma do cocô na hora de trocar a fralda. Mas é preciso ficar muito atenta quando as fezes do bebê estiverem com sangue.

Essa ocorrência pode ser ocasionada por diversos fatores como constipação, presença de fissuras ou, em casos mais raros e graves, alguma doença que precisa de tratamento. Cada hipótese diagnóstica irá depender da idade, clínica e sintomas associados.

Por isso, é importante entender o que significa o sangue nas fezes do bebê para tomar a medida correta e prevenir ou tratar o que está causando esta situação.

Para compreender um pouco mais sobre este tema, no post de hoje vamos falar sobre o que pode significar esse sangue nas fezes do bebê e o que fazer em cada situação.

Sangue nas fezes do bebê: o que significa?

Durante o desenvolvimento da criança é notável a diferença do seu cocô dia após dia, sendo necessário entender essa escala de variações do cocô.

Mas nem sempre um cocô vermelho significa sangue, às vezes pode ser a ingestão de algum alimento com pigmento vermelho.

Conforme o Instituto Villamil orienta, há 5 causas principais que podem estar causando o sangramento nas fezes.

Causa 01 – Prisão de Ventre

Mesmo sendo rara em bebês, pode acontecer quando são introduzidos alimentos diferentes do leite materno na alimentação, quadros funcionais, ou até quando a criança apresenta alergia à proteína do leite de vaca.

É nesta fase que a criança passa a apresentar fezes duras e eliminadas com esforço e/ou dor, surgindo fissuras anais e causando o sangramento.

Geralmente, as fissuras se curam sozinhas, mas é possível adequar a dieta do bebê, colocando mais fibras e mais líquido diariamente, sempre com orientação da pediatra.

Causa 02 – Infecções

Algumas infecções, sejam de origem bacteriana ou parasitárias, causam pequenas rupturas, provocando a saída de sangue. O mais importante deste quadro é que a infecção tem que ser diagnosticada e tratada corretamente como, por exemplo, no caso da diarreia.

Porém, se uma diarreia for seguida de sangue, é muito importante comunicar à pediatra, pois pode ser somente uma ruptura ou algum problema mais grave, necessitando de uma atenção maior.

Causa 03 – Alergia Alimentar

Se notar sangue após uma mudança alimentar na dieta do seu bebê, é provável que ele apresente alguma alergia alimentar. Nessa situação, é possível também que ele apresente outros sintomas, tais como: vômitos e erupções cutâneas.

Em caso de amamentação materna, o bebê pode apresentar uma alergia devido à dieta da mãe. Isto é, a alimentação da mãe também deve ser observada nestes casos.

Para curar esta causa é necessário um planejamento alimentar com o pediatra, principalmente quando usar as fórmulas infantis.

Causa 04 – Lesões mamilares maternas

Outra causa que pode acarretar o sangue nas fezes é quando o bebê engole sangue dos mamilos machucados da mãe no aleitamento materno.

Nesta situação, não é necessário preocupação e o modo de tratar é cuidar dos mamilos da mãe com pomadas, desde que não usadas antes de amamentar e que sejam seguras para a mamãe e para o bebê.

Causa 05 – Sangramento do trato gastrointestinal

Em casos raros, fezes vermelhas ou escuras podem indicar alguma doença ou lesão gastrointestinal do bebê. Por isso, é extremamente importante a consulta de um pediatra.

Antes que qualquer tratamento, a pediatra irá solicitar exames para entender o que de fato está acontecendo para prescrever a melhor solução.

Outras causas para sangue nas fezes de bebês

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a presença de sangue também pode ser ocasionada após a vacina de rotavírus, pois causa muita obstrução e sangramento intestinal entre 4 e 12 meses de vida, acompanhada de outros sintomas.

Já em crianças maiores, a causa de sangramento intestinal pode ser consequência de constipação, fissuras anais e até hemorroidas.

Um outro motivo que pode gerar sangue nas fezes de bebês é a colite, ou seja, a própria inflamação do intestino grosso, devendo ser pesquisado o motivo para tal inflamação.

Quando é necessário procurar um médico?

Bebês e crianças sempre estão sendo levados ao pediatra pelos pais ou responsáveis para um acompanhamento correto. E isso significa entrar em contato também quando há algo diferente na rotina.

Por exemplo, se a mãe que amamenta estiver com os mamilos machucados e sangrando e perceber sangue no cocô do bebê, é importante avisar à pediatra, mesmo se a causa seja esta.

Lembre-se que o bebê ou a criança está em fase de desenvolvimento e todo cuidado é valioso para um melhor desenvolvimento. Portanto, sangue nas fezes precisa ser investigado os motivos e observado se há outros sintomas.

Encontre uma pediatra em Campinas

Se sua família vive na região de Campinas (SP), que tal fazer o acompanhamento do seu bebê com uma pediatra especializada em puericultura, gastroenterologia pediátrica, refluxo em bebê, introdução alimentar correta e saudável, trato intestinal do bebê e da criança, doença celíaca, alergias alimentares, dentre outras situações?

Marque hoje uma consulta preventiva para seu filho ou para a sua filha na Pediatra Campinas.

Continue acompanhando mais notícias e novidades sobre cuidados com as crianças, dicas de introdução alimentar, cólica em bebê, puericultura, APLV, uso de chupeta, escala do cocô, como estimular o seu bebê, principais cuidados e muito mais: acesse agora mesmo o nosso blog.

Dra. Bianca Furlan Fernandes – CRM 169052