Quando procurar um pediatra?

Quando procurar um pediatra?

Os pais tem a opção de já procurar um pediatra antes mesmo do nascimento do bebê, chamada de consulta pré-natal. Esse momento é um momento de conhecer o pediatra que irá acompanhar a sua família nessa aventura que é cuidar de um recém-nascido e educar uma pessoa. É a oportunidade também de já receber as primeiras orientações quanto ao preparo para a chegada do bebê, a amamentação e todas aquelas primeiras dúvidas.

Há aqueles que optam por iniciar seguimento após o nascimento. A primeira consulta após a alta da maternidade deve ser feita entre o 7º e o 15º dia de vida – além das orientações iniciais, é importante para checar o ganho de peso, vacinação e a amamentação, entre outros. A partir dessa primeira consulta, a consulta com o pediatra deve ser mensal até os 6 meses. Dos 9 meses aos 18 meses a cada 3 meses. Dos 18 meses aos 4 anos, consultas mensais. Após os 4 anos, consultas de rotina anuais com o pediatra até os 18 anos.

Entretanto, o pediatra pode alterar essa frequência de acordo com cada paciente e suas necessidades. E você também deve marcar uma consulta antes do intervalo do retorno em caso de sintomas ou outras dúvidas.