O que é o pediatra?

O que é o pediatra?

Pediatra

O pediatra é um médico especializado na saúde infantil e do adolescente. A palavra se origina de pediatria, de origem grega, onde “paidos” significa criança e “iatreia” cura. O pediatra possui o papel de tratar doenças desde o nascimento até o fim da adolescência. Quer saber mais sobre o que é o pediatra e o que faz este profissional? Vamos lá..

O pediatra dispõe em sua especialidade muito mais que a cura, com papel fundamental no desenvolvimento dos seus pacientes e atenção à criança e seus familiares, desde o pré-natal até as consultas de seguimento – chamadas de puericultura baseado em seu conhecimento técnico, científico e compromisso ético. O acompanhamento visa a prevenção, tratamento, suporte a família e orientações para cada fase do crescimento, para que o paciente se torne um adulto saudável e atinja o seu potencial físico e mental em cada aspecto da sua vida.

O pediatra ainda pode continuar a se especializar. No caso do gastropediatra – gastroenterologista pediátrico – é o médico pediatra especialista em doenças do aparelho digestivo – esôfago, estômago, intestino, fígado, pâncreas, vesícula biliar. Algumas das doenças tratadas por essa especialidade são: doença do refluxo gastroesofágico, alergia à proteína do leite de vaca, diarréia, constipação, doença celíaca, dor abdominal, hepatites, entre muitas outras.